Tentações de um músico de igreja

I. Tentações de um músico de igreja

Jesus disse claramente aos religiosos do seu tempo: “Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”.  (Mat. 22:27)

A Bíblia contem princípios importantes que nos orientam a respeito de muitas coisas, inclusive música. Ela nos diz que os últimos tempos seriam tempos difíceis e que apareceriam falsos  profetas e falsos doutores ou falsos mestres…. Que os homens seriam amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos do deleite do que de Deus. Tendo aparencia de piedade, mas negando a eficacia dela. (II Tim 3:1-8)

Pasmados, estamos testemunhando tudo isto dentro das igrejas, especialmente entre os musicos que se dedicam ao Ministerio do louvor e adoração, cantores e musicos. Muitos com bom senso, têm levantado a sua voz contra esses abusos, irreverencia e desrespeito à Deus e Sua Palavra.

Não é nenhum segredo para os meus irmãos e amigos, que Deus me chamou para o Ministerio da Música, e que eu tenho por mais de 50 anos,  procurado servi-lo e ficar ao par do que acontece dentro da igreja, com relação ao culto, ao louvor, aos hinos congregacionais, aos hinarios, e a toda a forma de música e cânticos usados nos cultos de adoração a Deus.

Tenho sido abençoado e guiado por Deus desde minha infancia, tendo tido grandes oportunidades, talvez mais que muitos outros, de estudar e de me aperfeiçoar para trabalhar neste Ministerio. Não porque eu tivesse grandes talentos ou grandes dons, mas porque Deus colocou em minha vida pessoas de visão, que souberam me orientar, e que tinham uma compreensão genuina e cristã do Reino de Deus.

Desde cedo procurei e sempre procuro, basear-me totalmente nos principios biblicos. Tenho aprendido em toda a minha vida, principalmente a medida que os anos passam, que é perigoso basear-me apenas em minhas escolhas ou gostos musicais pessoais ou de quem quer que seja.

Estou muito atento observando o que está acontecendo em todo o mundo, com relação a música na Igreja,  não só com o que vejo e ouço aqui no Brasil, mas pelo que vejo e ouço todos os anos, nas Conferencias do mês de julho da Hymn Society of America, e tambem  nas visitas a igrejas aqui e fora do Brasil.

Minhas frequentes visitas ao Facebook e na Internet tem me deixado bastante ciente a respeito das mudanças que tem ocorrido na música na igreja, dos abusos, das reclamações, das guerras e divisões que hoje ocorrem entre aqueles que se dizem cristãos e transformados pela graça de Deus e que estão nesse ministério.

Não estou aqui para criticar A ou B. Mas para que estejamos alertas.  Suponho que a razão principal pela qual as pessoas frequentam os nossos seminarios de música da SOEMUS, é porque querem servir a Deus atraves da música, e querem aperfeiçoar o seu louvor e adoração a Ele.

 

O que está acontecendo hoje mais do que no passado?

  1. Inveja

Há muitas pessoas envolvidas no louvor, que não suportam ver sucesso alheio. Parece que o ministério dessas pessas é estar sempre procurando falhas, fraquezas e deslises nos outros.

Alguns comentaristas biblicos acham que quando Deus criou o homem à Sua propria imagem, Satanaz teria ficado com inveja, porque ele queria ser como Deus.  Satanás usou este mesmo argumento que o fascinava – ser semelhante a Deus – para tentar o homem no jardim do Edem, e hoje em dia também.

Hoje há muitos musicos no louvor que ardem de ciumes, porque querem ser como os outros, ou ser melhores do que eles.

  1. Orgulho

Outros, que tem dons musicais, ou que se auto-elegem como musicos, sem nunca ter estudado música, acham-se extremamente qualificados.  Acham que são muito bons, melhor que os outros.

Nunca buscam ajuda de ninguem.  Fecham-se aos que realmente poderiam ajudá-los a melhorar e a se desenvolver.   Jamais aceitam quaisquer criticas construtivas ou sugestões.

     3. Preguiça e estagnação

Este é um problema sério: Ficar estagnado.  Ficar no seu mundo musical pequeno, restrito e provinciano, ouvindo sómente musicas seculares, e imitando os estilos que se identificam claramente com o mundo e raramente elevam o espirito.

Viver uma vida inteira  sem conhecer outros estilos e principalmente a música dos grandes compositores da historia é indesculpável. Não ter nem ao menos a curiosidade de procurar ouvir outros estilos de música, para expandir os seus conhecimentos e sua apreciação musical é incompreensível! Nunca  frequentar um concerto de música erudita, e o que é pior, criticá-la, sem nem ao menos ter tentado conhecê-la é inexplicável!

O musico cristão deve ter  uma mente aberta para aprender, conhecer, fazer pesquisa! Somente assim ele poderá evoluir musicalmente. Qual seria a razão verdadeira de ele não querer progredir?  A igreja não tem que “engulir” essa desculpa de que “é pra Deus que eu canto, e Ele vê o meu coração. Se você canta para agradar a si mesmo ou agradar as pessoas, você nem sempre faz o melhor, mas se é mesmo para Deus que você canta, você tem o dever cristão de oferecer a Ele, alem de um coração puro, uma música melhor! E como você vai saber qual é a melhor música sem explorar, conhecer e desenvolver o seu conhecimento nesta arte maravilhosa?  Esta é uma grande virtude que o musico cristão precisa desenvolver!

a)  Faça um estudo de música serio!  – Aprenda Solfejo, instrumento, canto, historia da música. Conheça e estude todos os estilos!

b) Reconheça que música é arte, e exige muita pratica e aprimoramento – o melhor para Deus.

c) Conheça a Historia da igreja, a hinologia, os grandes hinos que mudaram a historia, a Bíblia, teologia

d)  Ensaie e pratique o suficiente tecnicamente e habitue-se a estar preparado espiritualmente antes dos cultos!

  1. Buscar aplauso, reconhecimento, popularidade

O ser humano adora o sucesso, o aplauso, o holofote. Quem diz que não gosta de ser apreciado está mentindo.  Quem não gosta de ser reconhecido pelo que faz?

Todos nós queremos um dia ouvir a voz de Jesus nos dizer: “Bem está, servo bom e fiél.  Foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei.”  Mas quando a busca pelo sucesso é maior do que a nossa fidelidade a Deus, há algo muito errado que precisa ser corrigido!

É uma grande maravilha que Deus possa ser adorado e louvado e seu evangelho anunciado em estilos musicais disferentes –  Tanto o popular quanto o erudito.

Há principios biblicos que nos indicam claramente que Deus realmente se agrada sempre daquilo que é o melhor para Si.  Esses principios são muito claros e aplicam-se a muitas coisas, inclusive musica!  Não podemos ignorá-los!

Aprendemos na Bíblia que vamos ser julgados pelo que fazemos com os talentos que recebemos. Quem tem muito talento musical tem maior responsabilidade diante de Deus para desenvolvê-los!

A música erudita é custosa, trabalhosa, leva muitos anos para dominá-la, é necessario muito estudo. A musica popular, por outro lado, é mais accessivel, mais facil de ser dominada, mas facil de ser assimilada e absorvida pelo povo em geral.  É perfeitamente compreensível porque tão poucos poucos se interessam em aprender a ler partituras com notas musicais, e não apenas acordes. Poucos se dispõem a aprender as regras de harmonia e composição. Preferem criar aleatoriamente sem a noção de forma ou norma, como se tivessem nascido já sabendo tudo.  Muitos acham dificultoso fazer um curso para aprender a tocar piano ou orgão por música.  Preferem aprender um teclado que exige apenas o dominio de algumas cifras de acorde. Também, pela mesma razão, acabam sem ter base para apreciar a música erudita. Ela é, para muitos, como o caminho estreito, e poucos andam por ele.

Davi disse que não ofereceria ao Senhor uma oferta que não lhe custasse algo. (II Sam 24:24)  Como poderemos agradar ao Senhor, buscando sempre a lei do minimo esforço, e do caminho mais fácil?

Deus dá grande valor à arte, e consequentemente, ao conhecimento. Ele dotou artistas com capacidades extraordinárias, como Bezaleel, arquiteto chefe, cheio do Espirito do Senhor, de sabedoria e habilidades especiais, que trabalhou na construção do tabernáculo. (Ex 31:1-11) de instrumentos musicais e da arca da aliança – tudo para ser usado no santuario. Deus lhe deu tambem a capacidade para ensinar a outros. O aprendizado e o ensino são importantes!  Deus sempre nos ensinou a buscar e a dedicar as melhores coisas para Ele: O primogenito, as ovelhas sem defeito, as primicias, os primeiros frutos, etc.  Basta ler a respeito da construção do tabernáculo e do grande templo de Salomão no Velho Testamento para se notar em tudo, a estetica, e o equilibrio de formas,  de materiais e de cores – justamente o que pouco aparece em nossos cânticos de hoje!….

 Não devemos colocar uma barreira onde Deus não a põe. A musica popular geralmente não exige tantos anos de estudo, e em pouco tempo cantores ganham fama e reconhecimento, mesmo sem grande preparo.  Muitos conseguem ganhar fama e muito dinheiro. A  popularidade existe na igreja tambem e tem o seu lugar. Com pouco esforço e determinação surgem muitos cantores em toda a parte, da noite para dia. É verdade que os discipulos Pedro e João eram tidos com “iletrados” (Atos 4:13) mas eles não eram analfabetos!  Basta ler suas cartas para ver que podiam expressar realidades espirituais profundas! É muito estranho que os que querem hoje se destacar no ministerio da música são totalmente analfabetos musicalmente!

-Compositores que nunca estudaram composição.

-Cantores que nunca estudaram canto.

-Poetas que nunca estudaram poesia, metrica, prosodia…..  muitas vezes nem português!!!

-Onde estudaram teoria, harmonia?

 -Qual conservatorio? Com que mestre?

-Que curso fizeram?

Eu ja disse e repito. É uma grande maravilha que Deus pode usar tanto um estilo como o outro. Tanto o popular quanto o erudito.

Eu acredito, porem, pelos principios biblicos que conheço, que Ele se agrada do melhor.  Esses principios são muito claros!  Não podemos ignorá-los!

Aprendemos na Bíblia que vamos ser julgados pelo que fazemos com talentos que recebemos.  Quem tem muito talento musical tem maior responsabilidade diante de Deus para desenvolvê-los!  Nossa preferência e gosto musical pessoal não deve ser nossa prioridade, mas fazer o que agrada a Deus, sim! A graça de Deus é tão grande que quando O adoramos através da música e do canto, Ele de fato se interessa muito pelo que se passa no nosso coração – independente dos nossos estilos musicais, das nossas qualificaçoes, ou dos estudos que tenhamos.  Mas não é por isso que vamos fazer a sua obra relaxadamente deixando de buscar o melhor para Aquele que é digno de todo o louvor, (do melhor louvor), de toda a honra e toda a gloria!!!

Outras tentações do musico na igreja são:

  1. Isolamento

Permitir barreiras que se ergam entre outros irmãos musicos. Deixar de se enriquecer com experiencias de outros, por se isolar.

  1. Buscar prosperidade financeira

Exigir cachet, hotel 5 estrelas, gravar e vender CDs, etc ..

7. Criar conflitos dentro da igreja entre musicos ou pastores e lideres por motivos banais por causa de estilos diferentes, agendas de participação no culto ou outras questões insignificantes.

  1. Descuido da vida espiritual ou deixá-la em segundo plano.

Este cuidado é essecial. Não há desculpa.

  1. Testemunho de vida, na igreja e fora dela

  10. Saber lidar com a fraqueza humana – sua e dos outros.

II. Como entender o que se passa hoje na música da igreja?

 Para entender o que está acontecendo hoje no louvor, temos de voltar atrás e rever algumas coisas ja faladas por nós anteriormente:

 Na Bíblia Deus usa figuras para representar e explicar realidades espirituais. Babilonia e Egito, por ex,  simbolizam pecado, escravidão.

 Ele usou pessoas humanas para descrever figuras e realidades espirituais – tanto para o bem como para o mal:

 I. Figura de Cristo

 a) Moisés:

Moises disse: Deus levantará um profeta como eu (Cristo)Quem não ouve a sua palavra prestará contas a Deus (Deut 18: 5,19)  Em que Moisés e Jesus eram semelhantes?  Ambos eram:

      1. Profetas
      2. Enviados a Israel
      3. Levaram a Palavra de Deus a Israel
      4. Libertaram o povo do jugo e da escravidão (pecado)

b) Davi

….e  levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.(Atos 13:22)

a) Davi era um homem que tinha comunhão com Deus. Louvava a Deus com sua harpa, e tinha um coração segundo o coração de Deus.

b) O Senhor era a sua força (Sl 51:11, 22:19)

c) era um adorador verdadeiro como aqueles que o Pai procura (João 4:23). Muitos dizem estar adorando a Deus, mas os seus corações estão longe dele, e em vão o adoram. (Mat 15:8-9)

d) Davi era dililgente, esforçado e responsavel – qualidades que falta a muitos musicos no dia de hoje. Ele cuidava do rebanho desde criança. Serviu seus irmãos com humilade, e as tropas de Israel. (I Sam 17:17-18)

e) Davi era corajoso – enfrentou Golias quando ele falou mal do Deus de Israel. (I Sam 17:26)

g) Tinha grande intimidade com Deus – Seus salmos

h) O Senhor com ele (I Sam 16:18)

i) Davi foi fiel a Jonatas e a Saul, mesmo quando perseguido por ele. Foi fiel a Deus

j) Davi foi humilde, mesmo sendo rei – reconheceu o seu pecado com Bate Sheba (II Sam 11-12:1)

Deus também usou figuras humanas para descrever o mal – particularmente Satanás:

Deus também usou figuras humanas para descrever Satanás, e ele aparece representado por diversos reis maus. A Bíblia ensina explicitamente que a perversidade no mundo visivel é influenciada por espiritos caidos, invisiveis, dirigidos pelo deus deste século, que é Satanás, para frustrar os propositos do Deus verdadeiro. (Dan 10:12-13) (Ef 6:12)

Até com apóstolo Pedro, que foi advertido por Jesus quando lhe disse: Arreda-te, Satanás!

A Bíblia descreve Satanás como um leão que esta ao nosso redor, tentando para ver a quem possa tragar!….( I Pe 5:8)

Desde o principio: Pai da mentira e de todo engano, soberba, orgulho, egoismo inimizade, divisoes. Há alguma relação com a música que vemos na igreja de hoje?

 Resisti ao Diabo e ele figuirá de vós (Tiago 4:7)

II. A Figura de Satanás:

Entre os reis maus que o representam na Bíblia, vemos com clareza a origem do mal e a evidente relação com a música, a adoração e o louvor.:

a) Rei Nabocodenozor, rei da Babilônia (Is. 14:11-15)

Já foi derrubada na sepultura a tua soberba com o som das tuas violas (harpas, alaúdes); os vermes debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão.

Como caíste desde o céu, ó Estrela da manhã.

 Algumas versões biblicas trazem a palavra Lúcifer, (halal=portador de luz, aquele que brilha, porque sua descrição diz que ele era coberto de muitas pedras preciosas, muito formoso, sabio.

Seria Satanás uma das “estrelas da Alva” que juntas cantavam e rejubilavam, antes da criação do mundo, conforme a pergunta que Deus fez a Jó?

Onde estavas tu: quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam? (Jó 38:7)

Estrela da Alva é um dos titulos claramente  atribuidos a Cristo, (Ap. 2:28) e em II Pedro 1:19:

E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.

Satanás é chamado de Filho da alva (Estrela da manhã!) Por que? Porque Jesus o teria criado, com certeza: Ele criou todas as coisas. Nada do que foi feito, sem Ele se fez (Jo 1:3) (Col. 1:6, Gen 1:14)

Mas, o texto de Isaias 14 continua:

Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!

E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono,(adoração) e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.

Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. (Inveja)

E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.

Outra referencia biblica que reforça a primeira é esta encontrada em Ezequiel, e a figura humana usada é o rei de Tiro.  Aqui Tambem há referencias claras à musica.

b) Rei de Tiro (Ez. 28:12-18)

Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.

Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.

Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.

Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.

Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.

Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.

Jesus confirmou a queda de Satanás:

E ele disse: Eu vi a Satanás como um relâmpago cair do céu. (Lc 10:18)

O grande dragão, a antiga serpente, chamada de Diabo, foi precipitado sobre a terra, e com sua cauda ele arrastou a 3a. parte das estrelas (que são anjos que estavam sob o seu comando). (Apoc 12:9)

Notem as caracteristicas de Satanás: o pai da mentira e do engano: sabedoria, formosura, esteve no Edem, tinha grande brilho, portava instrumentos musicais próprios, por ser um querubim ungido para o louvor de Deus, cujo trono é no monte santo. E o mais espantoso: a profanação do santuario causada por ele e o seu “comercio”.  Isto não lhe parece muito semelhante a tudo que está acontecendo na música em nosas igrejas no dia de hoje?

Rev. João Wilson Faustini