Oficinas
Descrição das oficinas e currículos dos professores
Oficina 1
Hinos Contemporâneos
Prof. Leandro Souza
Descrição: Esta oficina tem como finalidade, oferecer ferramentas de arranjos para os hinos tradicionais. Análise, acompanhamento ao piano, estrutura e rearmonização de acordes, fazem parte do conteúdo que será abordado.
Como recurso pedagógico, faremos uma pesquisa de repertório e escuta de diversas gravações disponíveis de hinos e cânticos com suas diferentes possibilidades de execução. Tal proposta, pretende criar um lastro musical, ampliar o conhecimento do repertório, desenvolver a prática, a pesquisa e o senso crítico no que diz respeito a interpretação de hinos e cânticos em nossas igrejas.
Leandro Souza é natural de São Paulo, iniciou seus estudos musicais aos 10 anos na Igreja Presbiteriana Aliança em Vila Espanhola. É Bacharel em Regência Coral pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) em São Paulo sob orientação dos maestros Abel Rocha e Naomi Munakata. Atualmente, cursa a Pós-Graduação em Performance Musical – Regência, pela UNICAMP
– Universidade Estadual de Campinas sob orientação do prof. Dr. Carlos Fiorini. Participou de diversos festivais de música em âmbito nacional e internacional dentre os quais destacam-se o International Conducting Institute (Czech Republic) e o Blue Danube Musik Impresario Opera Conducting Masterclasses (Bulgaria) sob orientação dos maestros Kirk Trevor e Dejan Savic, regendo importantes peças do repertório sinfônico e operístico. Em 2011 e 2012, dedicou-se a regência de coros infantis e juvenis, participando do Creating Artistry (USA) sob orientação dos maestros Henry Leck e Dr. Eric Stark. Em 2017, participou do Curso CESGRANRIO de Regência Orquestral com o Mt. Isaac Karabtchevsky. É formado em Piano Popular pela EMESP, atuando como pianista titular da Orquestra Jovem Tom Jobim (2007 a 2009), pianista convidado dos coros cênicos do Sesc Vila Mariana (2005 a 2012) e pianista acompanhador dos Painéis Funarte de Regência Coral (2007 a 2017). Foi regente do Coral Jovem, prof. de teoria e percepção do Instituto Baccarelli
(2010 a 2017). Foi conferencista no Symposium on Worship – Calvin Institute of Christian Worship e The Hymns Society in the USA and Canada (2013-2015). É regente do Coral Tempos Eternos e pianista da Igreja Presbiteriana Aliança desde 1997 e foi regente do
Coro IBAB – Igreja Batista da Água Branca (meados de 2017-2018); participa também, como convidado de formação e capacitação musical em Igrejas Presbiterianas no Brasil. É supervisor pedagógico da área de voz do Programa Guri Santa Marcelina e foi regente convidado do Coral Juvenil para o 1˚ semestre da temporada 2016.
Oficina 2
História da Música Sacra
Profa. Miriam Carpinetti
descrição da oficina não disponível – AGUARDE
Miriam Carpinetti é doutoranda em Música e Mestre em Música (UNICAMP). Pós-graduada em Capacitação de Docentes em Música Brasileira (Universidade Anhembi-Morumbi). Graduada em Música Orgão (UNESP), Piano e Canto (IMSP). Estudou composição (H. J. Koellreutter, Osvaldo Lacerda), cravo (Edmundo Hora), musicalização (Sociedade Kodály do Brasil). Rege o Coro Feminino Cantares da Igreja Presbiteriana de Vila Mariana. Ex secretária da Associação Brasileira de Organistas (em quatro gestões), atualmente é Presidente da Associação e integra o Conselho Editorial da Caixa Expressiva (Revista da Associação Brasileira de Organistas, única publicação regular sobre a atividade organística na América do Sul). Professora de Trabalho de Curso, Canto Coral e Prosódia Musical no Curso de Música Bacharel em Instrumento da Faculdade Mozarteum – FAMOSP.
Oficina 3
Música Coral/Congregacional
com Prof. Fábio Maciel
Descrição: Oficina voltada para alunos envolvidos no âmbito da Regência nas suas igrejas e demais trabalhos musicais. Abordaremos princípios da organização gestual ao conteúdo básico de estudo da regência. Explanação teórica do gestual, experimentação prática e aplicação em cânones e peças curtas, avaliando as dificuldades inerentes ao exercício da regência. Serão discutidos tópicos concernentes ao assunto como o trabalho com cantores leigos, técnicas de ensino e aprendizagem, ouvido musical do regente e cantores, afinação, liderança, prática e preparação do regente, condução e técnicas de ensaio, conceitos importantes da voz, aquecimento e desaquecimento vocal, escolha do repertório, senso estético, diversas sonoridades e timbres em conjunto. Na segunda parte da Oficina será colocado em prática todos os assuntos tratados através da regência e laboratório dos alunos inscritos, com a formação de um madrigal e repertório adequado ao grupo previamente escolhido pelo professor. A atividade é recomendada aos regentes que procuram melhorar a clareza de seu gestual e também para músicos que procuram entender como se inicia o estudo do gestual para a regência musical, coral e congregacional.
Fábio Maciel nasceu em São Paulo/SP, iniciou seus estudos de piano aos oito anos de idade no Conservatório Béla Bartók. Bacharel em Piano Erudito pela Faculdade de Música Carlos Gomes. Aperfeiçoou seus estudos como pianista acompanhador sob orientação do Prof. Jayme Guimarães e estudou Piano Popular com Liliana Bollos. Integrou o Collegium Vocalle de São Paulo (grupo especializado no repertório renascentista), sob regência do maestro Sérgio Cominatto. Foi pianista do Coral Evangélico de São Paulo nos anos de 1998-2003. Atuou entre 2004-2006 como pianista preparador no Núcleo de Música Antiga ECA-USP em montagem da ópera Orfeu de Claudio Monteverdi na reinauguração do Theatro São Pedro (SP) em 2006. Desenvolve intensa atividade musical como preparador vocal e regente coral, sendo, desde 2003, regente titular do Coral de Servidores da Polícia Federal em São Paulo. Regente titular do Coral Betel da Igreja Presbiteriana Betel desde 2006. Regente titular do Coral Feminino do Centro Cultural Chinês em SP desde 2016. Como pianista correpetidor desenvolve um extenso trabalho de repertório com o trio Kantus Vivo, apresentando-se nas salas de concertos mais importantes da capital e interior de São Paulo. Em São Paulo acompanhou a classe de canto da renomada Profª Lenice Prioli. Atualmente acompanha a classe de canto da Profª Marcia Soldi e cantores dos corpos estáveis do Theatro Municipal de SP e da Osesp. Na Graded School atuou como preparador vocal das vozes masculinas nos eventos anuais do Graded Choir Festival, acompanhando solistas renomados do cenário musical como Rosana Lamosa, Marcello Vanucci, Walter Fawcett e Rubens Medina. Em 2014 realizou uma turnê para a Alemanha e Itália, apresentando um repertório de música coral brasileira. Em 2015 participou como pianista do Coral Pentágono em Roma/Itália, tocando nos diversos concertos sacros dentro do Festival Internacional de Corais promovido pelo renomado maestro Henry Leck e com o mesmo grupo vocal esteve em Outubro de 2016 no Performing Art de Coros na Disney World e Universal Studios, em Orlando/Flórida. É barítono e monitor de naipe do Coro Academia Concerto (Coro de Câmara profissional), sob regência do maestro Altamiro Bernardes, tendo em 2011 realizado uma turnê internacional para a Polônia, apresentando-se como pianista acompanhador em recital de música brasileira na capital, Varsóvia e concertos de coro nas cidades de Sopot, Gdynia e Gdansk. Em Julho de 2019 participará do Choir Festival – Roma/Itália como pianista do Coral Pentágono sob a condução da Mta. Janet Galván. Desenvolve um trabalho de coordenação musical e pianista preparador com o grupo vocal Mestres Cantores de SP sob a direção e regência do Mto. Elias Moreira. Tem atuado como pianista e professor de regência da Soemus em seus diversos seminários.
Téc. Vocal
Prof. Juvenal de Moura
Descrição:
– Anatomia e fisiologia aplicada ao movimento do canto: tamanho, estrutura, localização e função. – Acústica: trato vocal, ressonâncias articuladores.
– Queixas subjetivas e objetivas em cantores.
– Aplicar técnicas específicas direcionadas às tensões, afinações na dificuldade da emissão da voz cantada. – Treinamento dos ajustes vocais no canto e na fala.
Juvenal de Moura é fonoaudiólogo e músico, professor de canto, preparador vocal, pianista, cantor e regente. Diretor e Clínico no Stúdio Canto e Voz: JMoura. Especialização em piano erudito pela Faculdade de Música Carlos Gomes, extensão universitária em Canto pela UFPR, especialização em Voz no CEV- (Centro dos Estudos da Voz), professor do FIV- (Formação Integrada em Voz). Atua como palestrante em congressos, cursos e workshops de Canto e Voz, no Brasil e no exterior. Atualmente faz parte do corpo docente do CEV.
Coral
Mestro Elias Moreira
Descrição:
– Ensaio do repertório geral.
– Orientações gerais sobre os diversos aspectos relacionados ao ensaio, repertório e técnicas.
– Orientações sobre a música no culto e sua importância na liturgia.
Elias Moreira Mestre em Música pelo Southwestern Theological Seminary (em Forth Worth, Texas), estudos de doutorado pela North Texas State University. Atuou como regente do Texas Boys Choir por cinco anos, coro proclamado por Stravinsky como “o melhor coro de meninos do mundo”, com dois Prêmio Grammy. Exerceu as seguintes atividades: Regente assistente do “Oratorio Chorus” e do Brass Ensemble do Southwestern Baptist Theological Seminary; Regente Assistente do TCU Chamber Orchester da Texas Christiasn University; Regente fundador do “Meistersingers of Fort Worth”. No Brasil, atuou como Regente da Orquestra Armorial de Câmera e Coro do Conservatório Pernambucano de Música, com Cussy de Almeida; Regente Fundador dos “Meninos Cantores de São Paulo”; Fundou e dirigiu o St. Paul’s Boy’s Choir da Escola Britânica de São Paulo ; Em 1984, recebeu o Prêmio APCA, Associação Paulista de Críticos de Artes de Regente Geral do Ano. Em julho de 2006 e 2007 e 2008 em Fortaleza, participou como professor de regência e regente do coro do 8º e 9º e 10º Festival Eleazar de Carvalho. Regente fundador do Coro Infantil “Vozes da Arci”. Desde 2010 a 2013 atuou em João Pessoa dirigindo o coro infanto-juvenil da Casa de Ensino das Artes da Prefeitura de João Pessoa, tendo a oportunidade de realizar concertos com a Orquestra de Câmera de João Pessoa. Dirigiu a Orquestra de Câmera Portinari no evento de abertura da exposição das obras “Guerra e Paz” realizada no memorial da América Latina. É Pastor e tem exercido seu ministério através da música nas igrejas batistas Primeira de São Paulo por 4 anos e Igreja Batista do Brás por 16 anos. Tem dado palestras para AMBB – Associação de Músicos Batistas do Brasil. Por vários anos, trabalhou junto ao Instituto Baccarelli tendo dado sua contribuição tanto para a organização dos coros, como da orquestra tendo assistido o Maestro Baccarelli com a orquestra de câmera. Regeu vários concertos em São Paulo e Minas Gerais. Desde de 2010, vem trabalhando com a empresa Dallas Aeronautical Services LLC que em 2013 se instalou no Brasil na cidade de São José dos Campos com o nome Dallas Aeronautical Services do Brasil S/A, da qual é diretor estatutário.
Obs.: Oficina Coral (com maestro Elias Moreira) e Técnica Vocal (com prof. Juvenal de Moura) será para todos os participantes. As outras oficinas serão de livre escolha dos participantes.