Dicas de estudo para alunos de Piano e Teclado

Vídeo e texto elaborado pelo Professor Luiz Otávio, durante a quarentena, para auxiliar e orientar os alunos para continuarem seus estudos, mesmo estando em isolamento social.

VER O VIDEO NO YOUTUBE

1- Reserve um tempo (30 minutos, 1 hora, 2 horas) por dia. Crie uma rotina de estudo, divida o seu tempo e aproveite para estudar.

2- Preste Atenção na Partitura: Notas Músicas, Claves, Mãos, Dedos, Contar os Tempos do compasso, Valores das Figuras, Pausas, Acidentes (# b), dinâmica, sinais de expressão, etc…

3- Estude com mãos separadas, atentamente e devagar. Repita os trechos devagar e com atenção.

4- Aprenda a estudar devagar, por trechos (1 a 4 compassos). Não estude outro trecho (pedaço) enquanto você não dominar o atual que está estudando. Controle a ansiedade, o resultado aparece com o tempo e dedicação.

5- Você pode estudar um pouco de manhã e um pouco a tarde (30 minutos de manhã e 30 minutos a tarde). Lembre-se que o amadurecimento musical também é demorado, é muito importante ter persistência, disciplina, perseverança, concentração e bastante estudo.

6- Faça do estudo musical algo agradável e muitas vezes a quantidade não é qualidade. Pouco tempo de estudo com concentração, silêncio e atenção muitas vezes rende e ajuda muito no processo de aprendizado. Tenha paciência!!!

7- Antes de tocar, leia as notas musicais mentalmente e preste atenção aos detalhes e símbolos da partitura.

8- Atenção com a postura para estudar. Faça um pouco de alongamento nos braços, mãos, ombros e pescoço. Estude de forma confortável, sem tensão, dor ou irritação.

9- Estude Teoria Musical, Harmonia e História da Música.

10- Tenha boas referências musicais. Ouça e veja na internet e redes sociais boas músicas com bons músicos. (YouTube, Spotify, Google Play, etc…) São ferramentas muito boas, pesquise e amplie seu repertório e gosto procurando ouvir músicas dos diversos compositores, instrumentos e estilos musicais.

11- Aproveite e valorize o seu aprendizado, estudar Música ajuda em muitas coisas: aprimoriza na concentração, na leitura, no raciocínio, na lógica, na criatividade, na percepção auditiva, na coordenação motora, etc… A música é arte e tem poderes terapêuticos que auxiliam na cura de doenças, tanto físicas, psicológicas e espirituais. Existe até o curso de Músicoterapia. A Música é uma das grandes parceiras da luta contra a pandemia do Coronavirus. Muitas pessoas estão usando a Música para ajudar, confortar e alegrar as pessoas.

Professor Luiz Otávio do Carmo

admin Author