SOEMUS – 20 Anos – Nossa História

SOEMUS – 20 ANOS – NOSSA HISTÓRIA

Comemoramos neste ano o 20º. Aniversário da nossa SOEMUS. Mas a posteridade exige de nós que registremos os fatos, tal como realmente ocorreram.

Em março de 1988 fui procurado pela irmã Lucilla Guimarães, da I.P.U. do Jardim das Oliveiras, convidando-me para uma reunião naquela igreja, com o objetivo de organizar um seminário de música sacra, sob coordenação do Maestro Rev. João Wilson Faustini, que há muitos anos não vinha ao Brasil para tal finalidade.

Eu tinha vivido nos EUA de 1985 a 1987, onde estive estudando, e nesse período eu e minha família fomos cuidados pelo Rev. Faustini como seus filhos. Ali se estabeleceu uma forte e imorredoura amizade.

No período de abril / maio de 1988, um núcleo inicial de pessoas que incluía Loyde Amália Faustini, Lucilla Guimarães, Isva Ruth dos Santos Xavier, Aracy Grillo e eu, nos desdobramos em esforços, e de forma muito “artesanal”, organizamos e realizamos o seminário, que se chamou “1º Seminário Música e Adoração”, sob a liderança do Rev. Faustini. Esse seminário aconteceu de 25 a 28/5/1988, nos próprios da Igreja Presbiteriana de Vila Mariana. Foi um grande êxito e tivemos cerca de 230 participantes.

Uma verdadeira loucura! Éramos poucos equipantes e o trabalho era muito. No sábado pudemos, inclusive, alimentar todos os participantes e organizar toda a programação. E entre o fim dos ensaios e o ensaio performance,na noite de sábado, ainda tivemos um casamento na igreja, o que nos obrigou a confinar os seminaristas no salão social daquela igreja, que para aquela finalidade era muito pequeno. Ficamos quase enlatados como sardinhas! O culto aberto de encerramento aconteceu na I.P.U. do Jardim das Oliveiras, no domingo, 28/5/1988.

No ano seguinte, a mesma equipe, agora com alguns colaboradores a mais, realizou o “2º. Seminário Música e Adoração”, nos mesmos moldes, no período de 17 a 20/8/1989. Esse seminário foi todo realizado na Igreja Presbiteriana Unida do Jardim das Oliveiras, e contou com cerca de 280 participantes.

Após a realização do 2º Seminário, o êxito que tínhamos tido até então nos levou à formalização da Sociedade Evangélica de Música Sacra – SOEMUS; eu propus, a equipe aprovou e assim nasceu juridicamente a SOEMUS. Redigi seu estatuto, aprovado pela equipe, e a SOEMUS foi oficialmente fundada e consagrada ao serviço do Senhor durante o “3o. Seminário Música e Adoração”, num culto especial, realizado na I.P. de Vila Mariana, que foi sua primeira sede. Os membros originais da equipe, acima mencionados, formaram a primeira diretoria. Coube a mim o privilégio de ser o seu primeiro presidente, ministério pelo qual servi ao Senhor por dez anos.

Assim, se a data de fundação formal da SOEMUS é 1990, de fato ela nasceu dois anos antes, em 1988.

Louvado seja o Senhor!
Pb. Iberê Arco e Flexa
04/05/2010

admin Author